10 curiosidades sobre gatos que (talvez) você não sabia

png

Não é novidade nenhuma que nós, humanos, somos fascinados por gatos. Os egípcios, há mais de 3600 anos atrás, já se fascinavam com essa criatura a ponto de fazer estátuas em homenagem ao animal.

Por isso, em celebração ao Dia Mundial do Gato (17/02), trazemos até você 10 curiosidades sobre gatos que você (talvez) não sabia:

1. Gatos arranham objetos por instinto felino para deixar as unhas afiadas
Além disso, essa prática é uma ótima forma do gato marcar seu território. Quando arranha um objeto, o gato deixa seu cheiro nele além de deixar claro visualmente que aquele território pertence a ele.
Gatos agem dessa maneira por conta da sua natureza territorialista. Marcar território seja visualmente ou através do cheiro serve para alertar outros gatos (e por que não nós, humanos) de que ele já esteve ali.

2. O cérebro de um gato é mais parecido com o de um humano do que com o de um cachorro
Tanto gatos quanto seres humanos possuem uma região do cérebro idêntica, que é responsável pelas emoções. Além disso, seu genoma é 73% similar ao genoma humano e 80% similar ao genoma dos cachorros!

3. O nariz de cada gato é único
Assim como nós, humanos, temos digitais únicas que nos diferenciam de todos os outros, os gatos têm a mesma coisa, mas com padrões presentes no nariz ao invés da ponta dos dedos,

4. O salto de um gato pode ter até 5 vezes a sua altura
Aparentemente, nossos bichanos favoritos tem verdadeiras molas no lugar das patas, não é mesmo? O recorde mundial de pulo mais alto foi dado por um gato chamado Nyah-Suke, que vive no Japão, e conseguiu atingir uma altura de 1,96m de altura em seus pulos.

5. Quando gatos levam animais mortos para casa não estão tentando alimentar o dono
Ao contrário do que muitos donos imaginam, quando os gatos levam animais mortos para casa, eles não estão tentando alimentar seus donos. Na verdade, os felinos estão somente seguindo seu instinto caçador, que os diz para levar a presa para casa e comê-la.
Contudo, a maioria dos nossos bichanos não se interessa em comer o animal morto pois já está mais acostumado e gosta mais da comida fornecida pelos donos e acabam abandonando a presa.

6. Gatos escondem suas emoções
Gatos são animais desconfiados. Eles não precisam e nem costumam demonstrar muitas emoções para se comunicar. E são assim justamente por conta do seu espírito caçador e do seu instinto natural, que os estimula a não mostrar suas emoções.
Isso faz com que muitas pessoas pensem que gatos são interesseiros, ou seja, que se preocupam mais com a casa do que com o dono. Isso não é verdade. Gatos são animais amorosos e companheiros. Eles só tem um jeito diferente de demonstrar afeto.
Quando um gato gosta de uma pessoa, ele tende a levantar o rabo para ela e se esfregar nas pernas dessa pessoa. Isso é algo que ele faz com outros gatos, inclusive, para demonstrar carinho e afeto.

7. Gatos produzem cerca de 100 sons diferentes
Enquanto cães conseguem emitir somente só cerca de 10 sons diferentes, os gatos conseguem criar diferentes tipos de miados e ronronados para transmitir diversas necessidades, como carinho, comida ou conforto quando está com medo.

8. A visão dos gatos é melhor e pior do que a dos humanos
É melhor porque os gatos conseguem ver mais em ambientes mais difusos, além de possuir uma visão esférica superior à dos humanos. E é pior porque os gatos não conseguem ver tantas cores quanto os humanos.

9. Gatos sempre caem de pé, mas dependendo da altura podem se machucar
A ideia de que o gato sempre cai de pé é antiga e remonta ao século 18, quando cientista francês Antoine Parent tentou criar, através da recentemente formulada teoria da gravidade, uma explicação para o fato dos bichanos aparentemente sempre caírem de pé.
Explicações mais recentes dizem que esse fenômeno acontece porque o corpo dos felinos é especialmente preparado para cair de grandes alturas. Os bichanos movem a coluna durante a queda com uma precisão milimétrica que os permite cair em pé.
Até hoje cientistas da robótica tentam replicar essa habilidade fenomenal dos gatos sem sucesso em seus laboratórios.
Isso levou os especialistas a concluir que a inteligência desses animais e sentidos como a propriocepção (percepção do próprio corpo) estão muito envolvidos nessa técnica.
Entretanto, apesar de caírem sempre em pé, gatos podem se machucar durante uma queda, seja porque pisaram errado na hora de cair e bateram o queixo ou por outros motivos, como a altura.
Por conta da aerodinâmica do seu corpo, os gatos conseguem cair de alturas de até 7 metros com poucas chances de se machucar. Acima dessa altura, as chances do animal se ferir são grandes.
Em alturas superiores a 7 metros, as chances de se machucar são altas, mas mais altas do que as de morrer assim que cair. Por isso, pessoas que moram em andares mais altos devem telar as janelas do apartamento justamente para evitar esse tipo de acidente.
Em todo caso, se você mora no andar alto de um prédio e seu bichano caiu da janela, desça imediatamente e vá prestar socorro. As chances do seu companheiro ainda estar vivo, mas gravemente machucado são maiores do que as de ter morrido na queda.
Ao atender seu animal assim que um acidente como esses acontece, as chances de que ele se recupere após uma visita emergencial ao veterinário são maiores.

10. O gato não tem 7 vidas
A habilidade, inteligência e anatomia dos gatos é provavelmente o que dá origem ao mito de que ele possui 7 vidas. Afinal, como vimos anteriormente, gatos conseguem pular muito alto e cair de grandes alturas sem grandes chances de se machucar.
Entretanto, os gatos possuem apenas uma vida, assim como todas as outras criaturas vivas. E essa vida pode ser longa ou curta. Tudo depende se ele está seguro, protegido, com a alimentação em dia e com os cuidados da saúde também.
Por isso lembre-se de sempre levar o seu bichano ao veterinário para consultas periódicas e sempre que houver algum sinal ou sintoma incomum.
Conheça e conte com a equipe especializada da Clinivet que há mais de 30 anos cuida da saúde do seu melhor amigo!

Recorde do gato que pulou mais alto: https://www.megacurioso.com.br/animais/39855-o-gato-com-o-salto-mais-alto-do-mundo-tem-videos-incriveis-no-youtube.htm

Leave A Comment

× WhatsApp