O primeiro serviço particular de anestesiologia de animais de companhia do estado do Paraná foi inaugurado no Hospital Veterinário Clinivet, na década de 1990, quando a maioria dos veterinários da época imaginavam que o paciente veterinário precisava sentir dor no pós-operatório, para manter-se imóvel e não prejudicar  a cicatrização da cirurgia.

Hoje, este conceito está totalmente ultrapassado e inadmissível. A monitoração dos sinais vitais para a correta manutenção das funções cardiovasculares e respiratória, bem como o controle da dor perioperatória são práticas adotadas como rotina para aumentar a segurança do ato cirúrgico, minimizar a morbidade e mortalidade resultante do ato operatório.

A Clinivet conta com uma equipe de profissionais especialistas em anestesiologia, que acompanham todos os pacientes submetidos  a anestesia, desde sua admissão no Hospital, até sua completa recuperação, em todas as modalidades anestésicas, desde uma simples tranquilização. Este serviço é terceirizado, realizado em parceria com a PRK Serviços Veterinários, sob coordenação do Dr. Paulo Klaumann. A equipe está de plantão 24 horas para o atendimento de eventuais urgências e emergências.

Quando um paciente precisa ser anestesiado?

Em medicina veterinária, devido à agitação ou agressividade de alguns animais, há necessidade de se aplicar sedativos, tranquilizantes ou anestésicos em diversas situações: desde uma simples contensão para realização de exame clínico, raio x e ecografia, até anestesias mais complexas para realização de cirurgias ortopédicas, cardíacas e neurocirurgias.

Estrutura física e equipamentos

O Hospital Veterinário Clinivet conta com duas salas de cirurgia e uma sala de odontologia totalmente equipadas com monitores multiparamétricos, para monitoração de anestesia total intravenosa, anestesia inalatória e ventilação controlada, prontas para atender cirurgias de rotina, assim como urgências e emergências de qualquer natureza.

Treinamento para emergências

Nossos profissionais recebem treinamento em ressuscitação cárdio pulmonar periódica para o atendimento de emergências que possam colocar a vida do paciente em risco. O centro cirúrgico conta com toda estrutura, inclusive desfibrilador cardíaco, para atender qualquer intercorrência durante a anestesia, o que proporciona maior segurança e garante o alto índice de sucesso de nossos serviços.

equipe clinivet