Cesariana programada em cães e gatos

Você sabia que é possível realizar cesariana programada no seu pet?

Ela é essencial principalmente em raças de cães braquicefálicas: aquelas que têm o focinho muito curto e que é difícil de respirar, como os bulldogues. Filhotes dessa raça não conseguem passar pelo canal do parto por terem a cabeça muito larga e pelas mães terem a pelve muito curta. Praticamente 100% dos partos em bulldogues ingleses e franceses são realizados através de cesariana.

Mas, como ela é programada?

Para programar a cesariana, antes de tudo, você tem que conversar com seu médico veterinário. Aqui na Clinivet, por exemplo, nós possuímos um serviço exclusivo de Reprodução e Neonatologia, responsável por estes procedimentos. Mas, bom, vamos lá!

Antes de mais nada, é necessário que a cadela fique grávida. Isso também é bem complicado em raças braquicefálicas, pois muitas vezes os machos não têm fôlego e não alcançam a fêmea, sendo necessária a inseminação artificial. De qualquer forma, após o acasalamento, é tempo de diagnosticar a gestação e, para isso, entra em campo nosso time de Diagnóstico por Imagem.

A gestação em cadelas e gatas pode ser diagnosticada a partir do 20º dia após o acasalamento. Em alguns casos, pode ser necessário que se espere até o 25º dia, para que não haja dúvidas. Com cerca de 30 dias já podemos, inclusive, ver o coraçãozinho dos filhotes batendo, no ultrassom! Com 45 dias eles já possuem esqueleto formado, e em torno do 60º dia já estão aptos a nascer, logo assim que desenvolverem peristaltismo intestinal, ou seja, assim que seu intestino começar a funcionar.

Para que tudo ocorra bem, seu médico veterinário irá lhe dizer quantas avaliações ultrassonográficas serão necessárias durante o pré-natal. Quando sua cadelinha estiver chegando na hora do parto, geralmente são feitos exames seriados, em dias alternados ou até mesmo todos os dias, para que o médico veterinário possa acertar com exatidão a melhor hora do parto.

Quando a hora chegar, serão realizados exames de sangue e sua amiga será internada para a realização da cesariana. Ela é uma cirurgia super tranquila, onde você poderá optar ou não pela castração durante a cirurgia. Os filhotes já saem prontos para mamar, e todos têm alta logo após a recuperação da anestesia! O acompanhamento é feito com retornos de pós operatório, para avaliação da mãe e dos bebês.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários, que nós responderemos! Aproveite para assistir o vídeo abaixo, de uma ecografia gestacional realizada aqui na Clinivet.

Posts recomendados