Como alimentar meu pet corretamente?

png

Sim, cachorros podem consumir outros alimentos além da ração. Contudo, é importante se manter atento(a) ao tipo de cardápio introduzido no dia a dia do seu pet.
Assim como para humanos, gorduras e carboidratos em excesso podem causar ganho de peso, além de problemas nos dentes e no trato digestivo.
Por essa razão, separamos alguns alimentos que podem acompanhar as refeições do seu melhor amigo. Elas podem ser servidas em intervalos durante o dia ou misturadas nas porções de ração.

Entretanto, é sempre importante ressaltar que antes de dar qualquer comida para o seu cachorrinho, lembre-se de consultar um veterinário para ter certeza da segurança e para manter o bem-estar e qualidade de vida do seu animal.

O que meu cachorro pode comer?

A lista de comidas que podem ser ingeridas pelos cachorros é grande. Por isso, vamos listar aqui somente as mais nutritivas e saudáveis para o seu bichinho. São alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas que podem incrementar a dieta do seu pet. Confira:

Carne
A carne é, sem dúvidas, uma das comidas preferidas de todos os cachorros. Ela apela para o instinto do animal, por isso eles vão à loucura quando veem um pedaço de carne.
Ela pode ser servida cozida e sem tempero. Caso você prefira servir crua, o ideal é que ela seja congelada antes, para garantir que algumas bactérias sejam mortas.
Entretanto, fica o aviso: antes de dar carne para o seu bichinho, fique atento à cor e ao cheiro da carne e não deixe o alimento no prato do pet por mais de 20 minutos para evitar qualquer tipo de contaminação.

Abóbora
A abóbora é uma ótima fonte de betacaroteno, vitamina C, fibras e outros nutrientes. O ideal é servir cozida e em pedaços pequenos, sem nenhum tempero.

Banana
A banana é um alimento que faz muito bem para a saúde dos cachorros. É uma fonte rica de potássio, magnésio e vitamina B6.
Boa parte dos cachorros adora comer banana. O ideal é sempre servir em pequenos pedaços e sem casca, como um petisco em ocasiões especiais.

Beterraba
A beterraba pode sim ser servida para os cachorros, só que somente se for cozida e sem tempero. Ela possui vitamina A, B e C, o que faz com que seja uma ótima maneira de aumentar a imunidade do seu cãozinho.
Contudo, é preciso fazer um aviso: se o seu cachorro tem diabetes, consulte um veterinário antes de dar beterraba pra ele. Esse alimento possui muito açúcar e pode fazer mal para o seu melhor amigo.

Brócolis
O brócolis é uma fonte riquíssima de potássio, zinco, ferro e outros nutrientes que caem muito bem para a dieta dos cães.
O ideal é servir cozido e sem tempero. Se o seu cachorro não gostar de comer o brócolis sozinho, uma boa opção pode ser misturá-lo à ração ou outros alimentos permitidos.

Batata doce
A batata doce é uma ótima fonte de carboidratos, betacaroteno, fibras e vitamina E. O ideal é ser servida cozida e sem tempero.

Cenoura
Outra fonte de betacaroteno é a cenoura. Além disso, ela também é rica em cálcio e vitamina A.
Ela pode ser servida crua e sem casca, pois é uma ótima forma de limpar os dentes, além de servir para desenvolver os músculos da mastigação.
Se preferir não servir crua, sirva cozida e sem tempero.

Chuchu
Os cachorros adoram chuchu cozido e sem tempero, o que é ótimo, já que é um alimento rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitamina A, B e C.
Além de um prato muito gostoso para nossos pets, este alimento é bastante indicado para cachorros em dieta, já que ajuda a aumentar a saciedade.

Couve-flor
A couve-flor possui uma quantidade enorme de nutrientes! Além de ser rico em antioxidantes, ela é uma ótima fonte de vitamina C, K, B9 e manganês.
O ideal é servir a couve-flor cozida e sem tempero.

Espinafre
O espinafre é um vegetal rico em ferro, vitamina A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, possui uma grande quantidade de fibras, proteínas e carboidratos.
Quando for servir para o seu cãozinho, o ideal é que seja cozido e sem tempero.

Goiaba
Goiabas são uma ótima fonte de fibras, vitaminas (em especial a vitamina C), cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro.
Você pode dar para o seu pet cru e sem casca, mas quando consumida com casca, possui mais nutrientes e fibras.

Manteiga de amendoim
Outro alimento que a maioria dos cachorros adoram é a manteiga de amendoim. Além de saboroso, esse alimento é uma ótima fonte de vitamina B e C e proteínas.
O ideal é que você só sirva manteiga de amendoim caseira, feita em casa, pois as marcas podem conter muito sal, açúcar ou adoçantes como o xilitol, que é tóxico para cachorros.

Morango
Outro queridinho dos cachorros é o morango, um alimento rico em vitaminas e com poucas calorias. Entretanto, ele só pode ser dado em pequenas quantidades, como um petisco.

Maçã
A maçã é outra das frutas que está liberada para os pets. Além de ser bem docinha, ela tem uma grande quantidade de água, sendo praticamente inofensiva para os pets.
E quais alimentos meu pet não pode definitivamente comer?
Se por um lado a lista de alimentos que os cães podem comer é longa, também é preciso ficar atento à lista dos alimentos proibidos. Confira quais são eles a seguir:

Chocolate
Cachorros não podem, de jeito nenhum, comer chocolate, pois esse alimento possui duas substâncias tóxicas para os animais: a cafeína e a teobromina.
Por isso, evite dar todo e qualquer tipo de chocolate para o seu pet.

Chiclete
Chiclete é um dos alimentos mais perigosos para os cães. Além de ser de difícil digestão, o chiclete sem açúcar contém xilitol, uma substância tóxica para cachorros, como vimos anteriormente.

Abacate
O abacate possui uma substância chamada persina, que é muito tóxica para cachorros, podendo causar dor de estômago e, caso coma muito, pode ser preciso até mesmo uma visita ao veterinário.
Agora que você sabe quais alimentos seu cachorro pode e não pode comer, as compras no mercado vão ser mais divertidas, já que você vai escolher alimentos pensando em você e no seu pet.

Entretanto, vale o lembrete de que nem todos os alimentos permitidos e proibidos estão presentes nesta lista. O ideal, em caso de dúvidas, é procurar um médico veterinário.
E os melhores médicos veterinários você encontra na Clinivet, que está há mais de 30 anos cuidando da saúde do seu bichinho!

Leave A Comment

× WhatsApp