Cuidado Paliativo: foco na qualidade de vida e não na duração da vida

Cuidado Paliativo: foco na qualidade de vida e não na duração da vida

Você já pensou sobre as possibilidades que os cuidados paliativos trazem para o seu pet? Esse é um processo que consiste em uma assistência multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e buscar alternativas para minimizar os sintomas clínicos dos pets quando não há mais resposta à terapia, havendo ou não a possibilidade de cura. O cuidado paliativo foca na qualidade de vida e não na duração da vida, o principal objetivo é conseguir controlar a dor e os principais sintomas clínicos.

Além disso, na medicina veterinária, o cuidado paliativo também se concentra no apoio psicológico e espiritual dos tutores e pessoas envolvidas com os pets, principalmente em descobrir o que faz sentido na vida destes tutores, respeitar, incluir valores, escutar e fazer o possível para melhorar o dia a dia. 

“Os benefícios do tratamento paliativo são o conforto físico para o paciente e mental para os tutores. Com uma equipe multidisciplinar, nós focamos no bem-estar dos tutores, para que possam entender e compreender que, em alguns casos, a finitude pode estar perto, ou que seus pets terão alterações físicas ou comportamentais, sendo necessário tratamento por longos períodos”, explica a médica veterinária especializada em Geriatria e Cuidados Paliativos da Clinivet, Aleteia R. Senger. 

Segundo a veterinária, é essencial que essa possibilidade seja procurada ainda no início dos sintomas. “O tratamento paliativo deve começar o mais precoce possível quando o diagnóstico é grave, os quadros agudos são graves, a  hospitalização é recorrente, há piora progressiva ou sintomas clínicos se acentuam”, conta.

Além disso, é essencial compreender a função desse tratamento. “Os cuidados paliativos não significam que, do ponto de vista clínico, não há mais o que possa ser feito. Na verdade, significa a introdução de novos tratamentos, terapias e cuidados éticos adequados para o bem-estar do paciente”, ressalta Aleteia. 

Na Clinivet, a equipe e estrutura estão preparadas para oferecer o tratamento de cuidados paliativos quando necessário e solicitado pelos tutores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *