• Home
  • Saúde
  • Veterinário: Descubra qual a frequência ideal de visitas

Veterinário: Descubra qual a frequência ideal de visitas

png
descubra-qual-a-frequencia-ideal-de-visitas-ao-veterinario

Os animais de estimação são como mais um membro da família. E, assim como os seres humanos precisam ir ao médico para checar a saúde de vez em quando, com os pets não é diferente. Mas afinal, qual é a frequência ideal de visita ao veterinário?

Hoje vamos responder essa pergunta para você e, também, te mostrar que é importante levar o animalzinho no veterinário não apenas quando chega o momento de dar alguma vacina e/ou quando ele apresenta algum sintoma diferente, mas também como forma de cuidar da saúde dele de forma periódica. Continue a leitura e entenda mais!

Qual a importância da visita ao veterinário?

Saber a frequência ideal de visita ao veterinário e buscar mantê-la de forma correta pode fazer toda a diferença para a vida, para o bem-estar e para a saúde do seu pet.

Fazendo um paralelo com os seres humanos, podemos comparar com a ida ao dentista.

Afinal, você não deve esperar ficar com dor para ir ao dentista, certo? O ideal é manter as consultas com uma frequência pré-estipulada entre você e o profissional e, dessa forma, evitar que surjam problemas.

A ida ao veterinário é a mesma coisa.

Levar o seu animal de estimação regularmente ao veterinário é algo que poderá te oferecer uma visão detalhada de como está a saúde dele. Também, em certos casos, pode detectar algum problema logo no início, sem que esteja com sintomas aparentes.

Dessa forma, será possível tratar e/ou curar esse incômodo antes de ele realmente virar algo que cause algum tipo de dor ou limitação para o seu pet.

Qual a frequência ideal para levar o animal de estimação ao veterinário?

Agora que você já sabe da importância de manter uma rotina regular de visitas ao veterinário, é hora de responder a pergunta lá do início do texto:

Afinal, qual é a frequência ideal de visita ao veterinário?

Essa resposta varia de acordo com a idade do seu animal de estimação. Isso porque cada fase da vida pede por cuidados diferentes e específicos para garantir a manutenção da saúde do seu pet.

Também, lembre-se sempre de seguir a orientação do seu veterinário. Afinal, ele já conhece melhor o seu animalzinho e saberá dizer com maior precisão qual é a melhor frequência para levá-lo às consultas.

Frequência ideal de visita ao veterinário: pets filhotes

Normalmente, a frequência ideal de visita ao veterinário para os animais de estimação que ainda são filhotes é mensal.

Isso porque até os seis primeiros meses de vida o pet provavelmente tomará todas as vacinas obrigatórias. Além disso, nesse período será avaliado o seu desenvolvimento e crescimento.

Assim, para tudo ocorrer de acordo com o esperado, pode ser importante que um profissional acompanhe mais de perto essa etapa da vida do pet. Também, ele poderá indicar de forma mais assertiva os cuidados com o filhote, garantindo que seja um período divertido e de muito aprendizado para o animal.

Frequência ideal de visita ao veterinário: pets adultos

Para os pets adultos (a partir dos sete meses de idade), a frequência ideal de visita ao veterinário pode ser mais espaçada.

O ideal é manter consultas anuais, em que o animal de estimação poderá receber reforço das vacinas e, também, será feita uma análise geral da sua saúde como um todo.

Se estiver tudo certo e o seu veterinário estiver de acordo, a visita anual pode ser o suficiente para manter os cuidados com a saúde do seu animalzinho.

Frequência ideal de visita ao veterinário: pets idosos

A partir dos sete e/ou oito anos de idade, o seu filho de quatro patas passa a exigir maiores cuidados com a saúde.

Nesse caso, a frequência ideal de visita ao veterinário passa a ser semestral, já que essa periodização permite que seja possível fazer um acompanhamento mais de perto da saúde do animal, prevenindo doenças que podem surgir com o envelhecimento natural.

Ademais, a partir dessa idade, é possível que o veterinário solicite com mais frequência alguns exames de rotina para saber de forma mais completa como estão as funções do seu pet mesmo que, aparentemente, ele esteja com a saúde ótima. É apenas uma questão de prevenção e cuidado.

É hora de levar o seu pet ao veterinário?

Agora que você já sabe mais sobre a frequência ideal de visita ao veterinário, será que é hora de levar o seu animal de estimação para a sua próxima consulta com um profissional?

Lembre-se sempre de manter a rotina de cuidados com a saúde dele em dia e, além disso, caso perceba qualquer alteração física ou mudança no comportamento do seu pet, não hesite em levá-lo o quanto antes ao veterinário.

Por fim, mas não menos importante, se você está em busca de uma boa clínica para levar o seu pet, que tal conhecer mais a Clinivet?

Há mais de 30 anos no mercado, a empresa tem à disposição do seu pet um completo centro de diagnóstico exclusivo para realização de exames por imagem e laboratoriais, equipado com a mais avançada tecnologia para realização de consultas e procedimentos.

Seja para manter a frequência ideal de visita ao veterinário ou para lidar com qualquer outra questão que envolva a saúde e o bem-estar do seu pet, pode ter a certeza de que a Clinivet está mais do que preparada para te atender – e atender o seu filho de quatro patas!

Leave A Comment

× WhatsApp