A oncologia é uma especialidade médica que se dedica a estudar, prevenir, diagnosticar e tratar o câncer. Na medicina veterinária, esta especialidade apresenta grande importância, uma vez que, assim como na medicina, a incidência de câncer em cães e gatos está crescendo. Um dos possíveis motivos do aumento do número de casos em animais é sua maior expectativa de vida.

Os cães representam a espécie animal mais acometida por tumores, seguida dos seres humanos e dos gatos. Estima-se que um em cada três cães desenvolverá alguma forma de câncer no decorrer de sua vida. A incidência dos cânceres aumenta em animais de idade mais avançada, entretanto, animais jovens também podem desenvolver a doença.

Medidas  de prevenção do câncer são reconhecidas nos animais, incluindo a castração precoce das fêmeas para prevenção do câncer de mama, alimentação saudável, controle do peso (prevenção da obesidade), prática de exercícios físicos e evitar exposição à fumaça de cigarro (animais de proprietários fumantes).

Objetivos da oncologia veterinária

O principal objetivo da oncologia veterinária é a manutenção do bem estar e o aumento da qualidade de vida. A cura é vista como uma possibilidade em muitos animais. Tratamentos mais intensivos podem ser aplicados nestes casos ou naqueles em que o controle da doença em longo prazo pode ser alcançado.

Assim, sempre se deve avaliar individualmente o tratamento de cada animal, especialmente naqueles animais onde a cura é improvável, mas quando tratamentos paliativos podem garantir a manutenção do bem estar e qualidade de vida.

equipe clinivet