Hematologia

A hematologia é o estudo do sangue, é uma área da medicina que identifica as irregularidades das hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda também a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos, denominados órgãos hematopoiéticos, que são: medula óssea, baço, linfonodos, além de investigar estes órgãos.

A hematologia trata diversos tipos de anemias, distúrbios de coagulação, e também neoplasias (câncer) que envolvem a medula óssea, linfonodos, baço, como as Leucemias e Linfomas. Essas doenças se manifestam por sangramento, mucosas pálidas, manchas na pele , hematomas espontâneos ou excessivos que podem ser subsequentes a traumatismos ou cirurgias. Os pacientes acometidos por doenças hematológicos podem permanecer assintomáticos, demostrados sinais somente com evolução do quadro.

Os hematologistas trabalham em colaboração mútua com outros especialistas, como os cirurgiões e oncologistas, com objetivo de desenvolver estratégias de tratamento individualizadas para cada paciente e fornecer os tratamentos cirúrgicos, quimioterápicos e imunoterápicos adequados.

Entre as terapias de suporte no qual o hematologista está envolvido se encontra a transfusão de sangue total ou de seus componentes, a qual permite melhora da oxigenação dos tecidos, reposição de fatores de coagulação, reposição de volume sanguíneo. Desta forma podemos estabilizar as condições do paciente e implementar as demais terapias necessárias.

– Hemograma completo
– Contagem de plaquetas
– Contagem de reticulócitos
– Pesquisa de hematozoários
– Hematócrito + proteína plasmática
– Eritrograma
– Leucograma
– Pesquisa de microfilárias
– Pesquisa de corpúsculo de Lentz – teste de coombs (canino)