Gestação, parto e cuidados neonatais: como os tutores devem auxiliar os pets nesse processo?

Gestação, parto e cuidados neonatais: como os tutores devem auxiliar os pets nesse processo?

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de gestação e parto dos pets pode ser saudável e seguro. Para isso, o acompanhamento com profissionais especializados é essencial. Na Clinivet, a médica veterinária Aleteia R. Senger é especializada na área e garante o atendimento completo e necessário para que esse período seja tranquilo.

Concepção

Segundo a veterinária, um dos pontos essenciais é que os tutores que pretendem expor os pets ao processo de gestação façam os exames e consultas prévias, para a confirmação de que o animal está preparado para esse período. “O período ideal para a fecundação dos pets é do 9º ao 14º dia, porém, os exames prévios são necessários para saber o dia da ovulação e, a partir disso, fazer a cobertura. Além disso, os exames prévios, como hemograma completo, ultrassom de abdome e exames para doenças infecciosas como brucelose e herpes vírus, nos passam o panorama completo para garantir a segurança dos pets”, explica.

Gestação

O período de gestação de cães e gatos pode variar entre 58 e 64 dias e, durante esse tempo, vários exames de acompanhamento devem ser realizados. Alguns deles são:

Ultrassom aos 28 dias para confirmar a gestação
Ultrassom de acompanhamento a cada 20 dias
Raio-X aos 58 dias para identificar a quantidade de fetos
Exame de glicose e hemograma com 30 e 58 dias
Além disso, o médico veterinário irá monitorar a necessidade de dosar o hormônio progesterona, a cada 10 dias.

Parto

A indicação mais saudável para os pets é de um parto natural e no ambiente de casa, onde ele já está acostumado a estar. “Um parto de cães e gatos pode durar entre 8 e 12 horas, por isso, não estranhe a demora. Porém, caso perceba intercorrências como fetos detidos no canal uterino, uma emergência veterinária deve ser procurada imediatamente para que seja realizada a cesárea”, ressalta Dra. Aleteia.

No ambiente, o melhor é que seja em casa, em um local limpo, aquecido, sem outros pets e também sem visitas.

Após o nascimento

E quando os filhotes chegam, além da alegria e fofura, também chegam as demandas e cuidados especiais. Os filhotes recém nascidos precisam ser alimentados de quatro em quatro horas e, para isso, é essencial que o tutor garanta que a mãe tenha leite para esse processo.

Além disso, é preciso identificar a afinidade entre a mãe e os filhotes, já que pode ocorrer rejeição e, nesse caso, há o risco de canibalismo entre eles.

Por fim, a temperatura do local onde eles permaneceram nos primeiros dez dias é essencial, já que nesse período os filhotes não conseguem manter seu próprio aquecimento.

Ficou alguma dúvida? Mande uma mensagem para a Dra. Aleteia nas redes sociais da Clinivet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *