• Home
  • Accesories
  • A importância do check-up preventivo para a saúde de seu pet

A importância do check-up preventivo para a saúde de seu pet

png
a-importancia-do-check-up-preventivo-para-a-saude-de-seu-pet

Nós, seres humanos, especialmente depois de certa idade, precisamos fazer check-ups de saúde para verificar a existência de possíveis problemas de saúde. No caso dos animais não é diferente. Os check-ups devem ser feitos desde sempre para evitar que todos os problemas de saúde se acumulem de uma só vez.

A visita regular ao veterinário ainda se faz mais importante para nossos animais, afinal, eles vivem consideravelmente menos, o que significa, que eles envelhecem num intervalo de tempo menor. Levar seu felino ao médico veterinário uma vez ao ano, é como ir ao seu médico a cada 4 ou 5 anos, por exemplo.

O segundo ponto, é que os animais tendem a esconder a dor, como uma estratégia de sobrevivência na natureza.

Estes motivos mostram o quão importante é realizar consultas anuais, identificando possíveis problemas de saúde que podem passar despercebidos pelos tutores.

Entenda tudo sobre o check-up, sua importância e quais exames devem ser feitos regularmente para manutenção da saúde do seu melhor amigo a seguir:

Por que é importante fazer check-up em meu pet?

Como vimos na introdução, fazer um check-up é importante para identificar possíveis doenças ou condições que podem afetar a qualidade de vida do seu pet. Dentre elas, podemos citar vários benefícios do check-up regular no seu animalzinho. Confira:

Maior qualidade de vida

Dialogar com seu médico veterinário pode influenciar a qualidade de vida do seu companheiro. O estilo de vida desde alimentação, quantidade de exercício, modificações no ambiente de acordo com a idade, observação de problemas comportamentais, necessidade específicas de certas raças entre tantas outras perguntas. Estes pontos, por mais simples que pareçam, garantem uma convivência saudável, diminuem os estresses que podem surgir no dia a dia, e por consequência, aumentam a expectativa de vida do seu pet.

Prevenção e Intervenção precoce de doenças

O check-up anual no seu pet ainda leva à prevenção de doenças e intervenção precoce nas diversas condições que seu pet pode apresentar.

Os check-ups identificam doenças ou condições pré-existentes que podem trazer consequências sérias se não controladas ou manejadas à medida que progridem, o que diminui muito a expectativa de vida do seu pet.

Num exame de check-up, por exemplo, é possível avaliar se órgãos como o coração, os rins e o fígado estão funcionando corretamente. O interessante a ser ressaltado é que a maioria das doenças identificadas durante o check-up muitas vezes passam despercebidas pelos donos, mas não pelos olhos de um profissional treinado, como o médico veterinário.

Confira algumas das principais doenças que podem ser detectadas em exames de check-ups:

– Alergias;

– Artrites e artroses;

– Câncer;

– Cistite;

– Doenças cardiovasculares;

– Doenças endócrinas, como a diabetes, o hipotireoidismo em cães e o hipertireoidismo em gatos;

– Doenças periodontais;

– Doenças renais, em especial em gatos com mais de 8 anos;

– Obesidade;

– Otite;

Outras condições que podem ser prevenidas são verminoses e doenças infectocontagiosas. E isso não apenas com a aplicação de vacinas, ou uso de vermífugos, mas sim com todas as orientações específicas que seu veterinário lhe indica durante a consulta.

Reduz gastos com saúde

Por identificar doenças antes delas gerarem complicações, o exame de check-up pode ser uma ótima maneira de reduzir os gastos com a saúde do seu pet.

Quando um problema é identificado antes das complicações, gastos com atendimentos emergenciais, cirurgias, por exemplo, podem ser prevenidos.

Com qual frequência devem ser realizados os check-ups?

Assim como para humanos, os exames devem ser feitos com uma frequência dependendo da idade do animal. O número de vezes que um filhote deve fazer o check-up é diferente de um animal adulto e de um idoso. Confira:

Filhotes

O ideal é que os filhotes vão ao médico veterinário fazer um check-up mensalmente até que complete 6 meses de idade. Durante esse período, os animais receberão todas as vacinas necessárias e terão o seu crescimento acompanhado de perto.

Adultos

A recomendação para animais adultos é que se faça um exame check-up com o médico veterinário uma vez por ano.

Durante um ano, seu pet pode sofrer diversas mudanças fisiológicas e esse é o motivo para que o exame seja feito com uma frequência maior do que em humanos adultos.

Idosos

Animais mais idosos devem ir com uma frequência maior ao médico veterinário para fazer exames de check-up. O ideal é que as consultas sejam feitas a cada 6 meses.

Essa frequência deve ser adotada pois, depois de uma certa idade, os processos degenerativos se aceleram, ou seja, os problemas podem aparecer mais rápido.

Quais exames devem ser realizados no check-up?

Durante o check-up, diversos exames podem ser feitos pelo médico veterinário para determinar o estado de saúde do seu pet. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

Anamnese

A anamnese é um tipo de exame feito como parte inicial de qualquer exame médico. No caso dos humanos, é a parte da consulta em que o médico faz perguntas sobre sintomas e estado de saúde geral.

Nos animais, não é diferente, a não ser pelo fato das perguntas serem feitas para o dono. Durante esse exame, sinais comportamentais, a frequência do cio, hábitos alimentares, quantidade de água ingerida, passeios e outros fatores são investigados.

Portanto, a anamnese serve para que o médico veterinário defina sua conduta preventiva e diagnóstica, incluindo quais exames complementares serão necessários.

Exame físico

Durante o exame físico, o médico veterinário vai avaliar:

– A saúde da pele: avaliação dos ouvidos, da condição da pele e pelagem, presença de ectoparasitas (pula e carrapatos)

– Avaliação da cavidade oral: condição dos dentes, das mucosas e tonsilas

– Avaliação cardiopulmonar: observa mudanças externas a cavidade nasal, ausculta do aparelho respiratório, ausculta dos sons cardíacos

– Avaliação locomotora: observar marcha, desvios angulares, presença de dor ou alterações articulares

– Avaliação comportamental: percepção e interação com o ambiente

– Demais avaliações: dificuldades visuais, auditivas, principalmente em raças predispostas e animais idosos.

Exames complementares

Nossos pets muitas vezes também precisam fazer alguns exames laboratoriais, especialmente para verificar a saúde do fígado e dos rins, em cães mais velhos, bem como as células sanguíneas, através do hemograma.

A frequência e o tipo de exame a ser feito deve ser indicado pelo médico veterinário a depender da idade e do histórico do animal.

Estes exames podem incluir testes para doenças como dirofilariose, retroviroses felinas, doenças genéticas, exames de imagem (radiografia, ultrassom e ecocardiografia)

Controle parasitário

Durante os check-ups, o controle de parasitas (vermes) também é colocado em prática. O uso de vermífugos em animais deve ser feito a cada 4 meses, especialmente em animais que frequentam a rua.

Quando o dono não sabe se a vermifugação está ou não atualizada, os exames de check-up podem dar essa resposta.

Além disso, se após a vermifugação alguma alteração aparecer nos exames, é possível que o médico veterinário peça mais exames ou indique o uso de algum medicamento, além de marcar uma consulta de retorno.

Avaliação nutricional

Um dos principais exames feitos durante os check-ups anuais é a avaliação nutricional. Essa avaliação é feita para entender o hábito alimentar do animal, o seu peso e porte.

Dessa forma, é possível indicar quais os alimentos mais adequados para o pet, bem como prevenir doenças como a obesidade.

Conclusão

Fazer um exame check-up pelo menos uma vez por ano é muito importante para garantir a saúde do seu pet. Por isso, é muito importante encontrar profissionais veterinários qualificados e de confiança para garantir que o seu pet tenha o melhor tratamento possível.

O lugar para fazer isso é a Clinivet. Há mais de 30 anos no mercado, nós buscamos fazer a melhor medicina veterinária possível, ligada também ao carinho, seriedade e responsabilidade do nosso trabalho.

Leave A Comment

× WhatsApp