• Home
  • Accesories
  • Clinivet se torna o primeiro hospital veterinário da América Latina credenciado na ABHV

Clinivet se torna o primeiro hospital veterinário da América Latina credenciado na ABHV

png

Depois de mais de 30 anos no mercado, Clinivet é o primeiro hospital em toda a América Latina a receber a certificação, sendo este realizado pela Associação Brasileira de Hospitais Veterinários, a ABHV. A entidade estabelece padrões de qualidade e referência em medicina animal que devem ser seguidas pelas clínicas ao redor do país. 

Ao receber essa certificação, a Clinivet é acreditada pelo alto nível de inovação e por trabalhar as melhores técnicas e protocolos em sua instituição.  

Entenda melhor, a seguir, o que é a ABHV e a acreditação. Muito mais do que um reconhecimento do bom trabalho da Clinivet ao longo dos anos, esse documento vem para reiterar a confiança que você já tem em nosso hospital veterinário. Boa leitura!  

 

O que é a ABHV?  

 

Fundada em 2017, ABHV é uma sigla para Associação Brasileira de Hospitais Veterinários. Trata-se de uma entidade que surgiu com o ideal de criar conceitos que servirão de referência para alcançar uma medicina veterinária de alto nível no Brasil.  

Ou seja, a ABHV busca estabelecer parâmetros de qualidade para estruturas clínicas, hospitalares e centros de diagnóstico com o intuito de promover as melhores práticas para a profissionalização e gestão de clínicas e hospitais veterinários.  

Uma das formas de atingir seus objetivos é estimulando a inovação e melhorias técnicas através de eventos profissionais e científicos relacionados à área veterinária, como simpósios, encontros e congressos.  

Além disso, outra forma de estimular as boas práticas veterinárias é através de acreditação, um reconhecimento pelo trabalho técnico adequado, pela ABHV 

Para a ABHV, a acreditação demonstra o desenvolvimento de uma instituição e, por isso, as certificações e premiações foram criadas considerando as melhores práticas do mercado. 

 

O que é a Acreditação ABHV?  

 

 

A acreditação da ABHV surgiu para criar um modelo para que o público final entendesse o que pode ser qualidade dentro do serviço do médico-veterinário.  

Para receber a acreditação, ocorre uma avaliação da qualidade da excelência na gestão.  

O objetivo é padronizar e identificar demais estabelecimentos de saúde médico-veterinários e seus profissionais  que trabalham dentro desse perfil de excelência para gerar conceitos de boas práticas. Tais conceitos, portanto, aumentam a segurança e a eficácia dos atendimentos oferecidos  aos pacientes e seus tutores e, assim, permitem premiar a execução desses trabalhos.  

Em outras palavras, a acreditação é um reconhecimento formal da qualidade do serviço prestado que vem do olhar de uma terceira parte especializada no assunto.  

O papel da acreditação, entretanto, é diferente de uma certificação, principalmente em relação à tarefa avaliativa.  

A certificação é realizada em relação à conformidade, já a acreditação verifica a competência técnica e o atendimento desses requisitos.  

O processo avaliativo da qualidade possui diversas etapas. O hospital, clínica ou laboratório que desejar passar pelo processo e aderir ao programa deve ter a implementação do processo no local.  

A partir disso, um organismo independente de terceira parte deve ser acionado para a avaliação da conformidade.  

Após a conclusão dessa primeira avaliação, é enviada uma comissão independente para avaliar a autorização ou não da acreditação.  

A ideia é ter duplicidade de imparcialidade, pois a associação é formada por donos de hospitais e diretores.  

Para maiores informações, confira o material oficial da ABHV aqui.

 

Quais os critérios para obter a Acreditação ABHV?  

 

Os critérios para a acreditação devem passar por 3 pilares: o institucional, o técnico e o legal. Entenda mais sobre cada um deles a seguir:  

Pilar institucional – O pilar institucional é responsável por avaliar o sistema de gestão, levando em conta processos, sistemáticas, infraestrutura, equipes de apoio e tudo que se conecta dentro desse contexto.  

Pilar técnico – O pilar técnico, por outro lado, está relacionado às boas práticas e protocolos, que evidenciem a qualificação e a capacidade técnica da instituição.  

Pilar legal – Por fim, o pilar legal está diretamente ligado ao cumprimento das diretrizes das unidades reguladoras. Elas estão acima de qualquer diretriz, pois, primeiro é preciso que a instituição respeite a lei para depois ser avaliada.  

 

Níveis de acreditação  

 

O projeto da ABHV foi idealizado pensando na realidade da medicina veterinária do Brasil. Por isso, foram estabelecidos diferentes níveis de estabelecimentos veterinários que devem ser avaliados de acordo com sua categoria.  

Nos níveis menores, estão as categorias mais básicas, onde o mínimo necessário para o reconhecimento deve ser avaliado.  

Mas também há os níveis de excelência e, uma vez que uma clínica está no primeiro nível, é possível, através de um trabalho de melhoria, evoluir e chegar até onde se deseja. 

Isso também abre a possibilidade de certificações de excelência, como a que a Clinivet recebeu.  

 

O que muda?  

 

Na rotina do dia-a-dia, os serviços da Clinivet continuam com a mesma qualidade de sempre, com a grande diferença de que agora são acreditados e credenciados pela Associação Brasileira de Hospitais Veterinários. Porém os esforços vão além, com a busca de melhorias nos processos que ainda podem ser ajustados e implementados ao longo do tempo, buscando sempre inovar e garantir a saúde dos nossos pacientes e profissionais. 

Receber a acreditação e o credenciamento da ABHV é uma grande vitória para a Clinivet, pois, como vimos ao longo do texto, o processo para receber esses reconhecimentos é minucioso e leva em conta diretrizes criteriosas.  

Primeiro a ABHV avalia se o candidato atende aos requisitos legais obrigatórios, depois é realizada uma auditoria por um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro.  

Só então ocorre o parecer da auditoria por uma Comissão Independente de Imparcialidade, formada por representantes de entidades de classe, órgãos reguladores, academia e sociedade civil.  

A acreditação é válida por 4 anos, com auditoria interna anual e reavaliação externa a cada dois anos.  

No fim das contas, a acreditação e o credenciamento são mais uma forma de mostrar para você aquilo que você já sabe: a qualidade da prática clínica da Clinivet.  

Há mais de 30 anos no mercado, estamos sempre aqui, cuidando da saúde do seu pet, agora com certificação e acreditação da ABHV. 

 

Leave A Comment

× WhatsApp