• Home
  • Accesories
  • Dia Internacional da Hemofilia: quais são os sinais de que meus pets precisam de tratamento?

Dia Internacional da Hemofilia: quais são os sinais de que meus pets precisam de tratamento?

png

O dia 17 de abril é considerado o Dia Internacional da Hemofilia, doença conhecida por acometer humanos, mas que também afeta os animais, principalmente cães machos e jovens. Congênita e hereditária, a hemofilia está diretamente relacionada ao sangue e causa distúrbios nos fatores de coagulação.

Segundo a médica veterinária Denise Oliveira, especializada em hematologia, na cascata de coagulação existem vários fatores que vão desempenhar diferentes funções para formação do coágulo. “No caso da hemofilia A existe uma deficiência no fator VIII da cascata de coagulação e a hemofilia B essa deficiência é do fator IX, sendo assim os animais portadores dessa enfermidade vão ter quadros hemorrágicos geralmente após traumas ou até mesmo espontâneos”, explica. 

Os sintomas são variados e podem aparecer em diferentes circunstâncias. “Alguns sinais que podem ser um alerta para os tutores são o sangramentos excessivos na gengiva, principalmente na troca de dentes, e hematomas subcutâneos em qualquer região do corpo do animal”, finaliza.

Leave A Comment

Seja bem-vindo!
Enviar Mensagem