• Home
  • Cães
  • 6 dicas de como dar banho nos pets em casa

6 dicas de como dar banho nos pets em casa

png
dicas-de-como-dar-banho-nos-pets-em-casa

Chegou a hora de dar banho no seu pet. Se é a primeira vez que você está fazendo isso em casa, existem alguns conselhos que podem ajudá-lo a tornar esse momento mais prazeroso para os animais.

A frequência ideal para dar banho em pets depende de uma série de fatores. Por exemplo, é preciso levar em consideração o tamanho dos pelos, o estilo de vida que ele leva (se criado em ambientes abertos ou fechados) e o estado de saúde. Porém, considere um intervalo de 15 dias como uma média razoável.

Na dúvida, busque orientação da sua clínica veterinária sobre a periodicidade ideal e com relação a quais produtos podem ser utilizados. Para simplificar a sua vida, listamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de dar banho nos pets.

1. Atenção ao local do banho

Antes de tudo, defina o local no qual o banho será dado. Para animais de pequeno porte, chuveiro, pia ou mesmo uma bacia podem ser boas opções. O mais importante aqui é garantir a segurança deles, colocando-os em locais nos quais eles estejam menos susceptíveis a escorregar ou cair.

2. Deixe a temperatura da água agradável

Nós humanos costumamos preferir um banho quentinho, mas com os animais não é bem assim. Se a água estiver muito quente ela pode ressecar a pele e os pelos dos bichinhos. A temperatura da água deve estar de morna para fria, mas não completamente fria. Isso independentemente da estação do ano.

3. Faça tudo com calma

Pode ser que você esteja com pressa para dar banho no seu animal de estimação, mas isso não significa que ele irá colaborar com isso. Para os pets o momento do banho pode ser algo muito prazeroso – e ele vai querer aproveitar ao máximo – ou complicado – e ele vai demorar até se sentir completamente seguro. Deixe que o próprio animal compreenda o que está acontecendo e faça as coisas no tempo dele sempre que possível.

4. Comece de baixo para cima

Uma boa sugestão é começar molhando primeiramente as patas deles e não a cabeça e o dorso. Isso permite que ele vá se ambientando melhor com a temperatura da água, deixando-o mais relaxado e confiante. A cabeça é a última parte que deve ser lavada – muitos animais detestam essa parte.

5. Utilize produtos adequados

É extremamente recomendável que você utilize apenas produtos específicos para pets na hora de dar o banho. Shampoo e condicionador são mais do que suficientes, mas não utilize os mesmos que você usa no seu banho. A pele dos animais tem características específicas e produtos feitos especialmente para eles garantem melhores resultados.

6. Não deixe de secar o pet

Esse é um erro que muitas pessoas cometem, mas você não fará mais isso! Depois do banho, não deixe que eles sequem naturalmente: use um secador ou toalhas secas para tirar o excesso de água dos pelos, pois isso evita o surgimento de micoses. Outra dica: não deixe o pet sozinho esperando molhado no banheiro enquanto busca toalhas. Separe-as antecipadamente.

…..

Além de ser algo essencial, para muitos pets o banho é um momento de relaxamento e descontração. Por isso, independentemente da raça do seu animal, não deixe de lado essa prática. Seja em casa, no pet shop ou na clínica veterinária, é fundamental que você reserve na sua agenda um tempo para a higiene deles.

Leave A Comment

× WhatsApp