• Home
  • Cães
  • Idade de cachorro: Saiba como calcular a idade do seu pet

Idade de cachorro: Saiba como calcular a idade do seu pet

png
idade-de-cachorro-como-calcular

É bem comum que as pessoas tenham a curiosidade de saber exatamente como calcular a idade do cão. Também, existem algumas respostas conhecidas (e erradas!) para essa dúvida.

Afinal, quem nunca ouviu que é só multiplicar a idade do cãozinho por sete e você passa a saber quantos anos ele teria “se fosse humano”?

Entretanto, apesar de essa ser uma resposta comum dada pelas pessoas, saiba que não é bem assim que funciona na hora de calcular a idade de cachorro.

Vamos te explicar um pouco mais sobre como funciona o envelhecimento dos pets e, é claro, te ensinar como calcular a idade do cão. Acompanhe!

Como calcular a idade de cachorro em anos humanos

O principal motivo que faz com que a “lenda” de multiplicar a idade do cachorro por sete não seja assertiva está relacionada com a raça, o peso e o porte do animal. Isso mesmo!

Além disso, é importante ressaltar que não existem evidências concretas de como descobrir a idade de um cachorro quando comparado com a idade humana. Entretanto, existem alguns cálculos que podem te ajudar a se aproximar deste número.

Por isso, antes de você efetivamente fazer aprender como calcular a idade do cão, é importante identificar em qual das classificações abaixo está o seu pet:

  • – Cães que pesam até 10kg: cachorros de porte pequeno;
  • – Cães com peso entre 11kg e 20kg: cachorros de porte médio;
  • – Cães com peso entre 21kg e 40kg: cachorros de porte grande;
  • – Cães que pesam mais de 41kg: cachorros gigantes.

Agora, para fazer o cálculo da idade do seu pet, siga as seguintes orientações:

  • – Cachorros até 10kg: o primeiro ano de vida deve ser multiplicado por 12,5;
  • – Cães entre 11kg e 20Kg: o primeiro ano de vida deve ser multiplicado por 10,5;
  • – Cães a partir de 21kg: o primeiro ano de vida deve ser multiplicado por 9.

A partir do terceiro ano de vida do pet, o cálculo muda:

  • – Para cães pequenos, a partir do terceiro ano, acrescente em média 4,5 anos;
  • – Para cães médios, o acréscimo é de 5 a 7 anos;
  • – Para cães grandes e/ou gigantes, some de 7 a 9 anos.

Também, vale ressaltar que esses cálculos não são 100% exatos. Afinal, existem raças de animais com o tamanho e o porte parecido, entretanto, por serem raças com características diferentes, elas podem influenciar no tempo de vida e, também, na qualidade de vida do pet. Abaixo falaremos um pouco mais disso!

Como funciona o envelhecimento do pet

Agora você já tem uma melhor ideia de como calcular a idade do cão. Também é legal compreender que existem outros números e informações que podem te ajudar a ter uma melhor ideia sobre como funciona o envelhecimento dos pets.

Dessa forma, costuma-se dizer que um cão de porte grande vive em torno de sete a 10 anos. Já os cachorros de pequeno porte podem viver até 18 anos ou mais. Entretanto, a idade a qual os cãozinhos vivem também está relacionada com a raça deles, conforme falamos acima.

Os pugs, por exemplo, apesar de serem uma raça de porte pequeno e/ou médio em alguns casos, podem apresentar distúrbios respiratórios desde cedo, o que pode minimizar a qualidade e/ou a expectativa de vida do cãozinho.

Por isso, para acompanhar de forma saudável o envelhecimento do seu pet, mantenha sempre um acompanhamento veterinário. Assim, será possível identificar se ele precisa de algum tratamento especial.

Como saber a fase de vida do seu cão

Os cães passam por três grandes fases na vida: o período em que são filhotes, a fase adulta e, então, tornam-se idosos.

Mas o que separa cada uma dessas etapas? E como saber quando o seu pet deixou de ser filhote e tornou-se adulto, por exemplo? Existem algumas características que podem ser observadas para você compreender em qual fase de vida está o seu animal de estimação.

Quando um cão é considerado filhote?

Assim como calcular a idade de cachorro é algo que varia de acordo com o porte, tamanho e raça do cão, as fases da vida do animal também mudam conforme essas características. Por exemplo:

  • – Em raças pequenas, como Yorkshire, Pug e Shih Tzu, os cães são considerados filhotes até cerca de meses e um ano;
  • – Nas raças médias, como Buldogue Inglês, Chow Chow e Boxer, os cães tornam-se adultos quando completam cerca de uma ano de idade;
  • – Já tratando-se das raças grandes e gigantes, como Dogue Alemão, São Bernardo e Bullmastiff, os animais podem levar até dois anos para serem considerados adultos.

Quando um cachorro se torna adulto?

Como você pôde observar logo acima, as fases de vida do seu pet variam conforme as particularidades dele. Assim, ele pode se tornar adulto em um período que vai entre os 10 e 24 meses de vida.

A partir dessa idade e até alcançarem os sete anos de vida, considera-se que os cães estão na sua fase adulta. Nesse período, eles costumam já ter alcançado o desenvolvimento do corpo e sua maturidade sexual.

Durante a fase adulta do pet é importante garantir que ele mantenha-se ativo e alimente-se de forma equilibrada e saudável. Também, lembre-se de fazer um “check up” na saúde do cãozinho pelo menos uma vez por ano para garantir que ele está bem.

Quando um cachorro é considerado idoso?

Normalmente, os cães começam a apresentar sinais de envelhecimento a partir dos sete anos de idade. É comum que eles fiquem menos ativos e com o metabolismo um pouco mais lento, o que pode levá-los ao sobrepeso e outros problemas de saúde.

Entretanto, os pets podem ter muitos anos pela frente com uma excelente qualidade de vida e aproveitando com os seus tutores. Para isso, é importante que as visitas ao veterinário sejam feitas cerca de duas vezes ao ano para checar a saúde do seu cãozinho e garantir que ele esteja bem.

Seja qual for a idade do cão, em todas as fases da vida ele deverá ter um acompanhamento veterinário de qualidade. E a Clinivet garante isso para você! Com mais de 30 anos de história e com os melhores profissionais e equipamentos à disposição da saúde e do bem-estar do seu pet, você pode ter a certeza de que está em boas mãos ao contar com os cuidados e serviços da Clinivet.

Leave A Comment

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp