Páscoa pet: mitos e verdades sobre a ingestão de chocolate por gatos e cachorros

Os supermercados já estão com os corredores tomados pelos tradicionais ovos de Páscoa. Está chegando o período do ano em que sobram embalagens de chocolate no lares, e os acidentes com pets ficam ainda mais comuns. Por isso, para ajudar os tutores a aproveitarem essa data sem sustos com os animais, a Clinivet separou algumas dicas e também mitos e verdades sobre o risco da ingestão de chocolate por cães e gatos.

Confira e, claro, redobre a atenção em casa!

A ingestão de chocolate por cachorros pode ser fatal? Para os gatos, há algum risco?

A ingestão de chocolate em grande quantidade pode ser fatal para cães e gatos. O chocolate possui uma substância chamada Teobromina que não é metabolizada pelo fígado dos cães e gatos. Eles podem apresentar um quadro de intoxicação, tremores, taquicardia, agitação, salivação em excesso, vômito e diarreia.

Em quais situações devo procurar imediatamente o atendimento veterinário?

Caso o pet tenha ingerido uma grande quantidade de chocolate (mais de 100 gramas), o indicado é procurar atendimento veterinário para evitar complicações graves.

É recomendado tomar alguma atitude em casa, antes mesmo de ir até o veterinário? Em caso de ingestão de uma porção pequena, quais podem ser as consequências/riscos?

Caso o pet tenha ingerido uma pequena quantidade de chocolate, o indicado é manter o pet em observação em casa. Não é necessário dar nenhum medicamento, a não ser que apresente sintomas de intoxicação ou gastroenterite. Pequenas porções de chocolate podem causar vômito ou diarreia nos pets. O tratamento deve ser indicado por um médico veterinário.

Existe algum tipo de chocolate que seja pior? (Branco, ao leite, com amendoim, com corantes…)

Os chocolates com maior teor de cacau tendem a ser mais tóxicos. Mas todos podem causar um quadro de intoxicação ou gastroenterite.

O tratamento depende de cada caso. Se o pet apresentar quadro gastroentérico grave ou quadro neurológico, é necessário mantê-lo internado para monitoramento. Se o quadro apresentado for leve, o tratamento pode ser feito em casa. Muitas vezes é necessário realizar lavagem gástrica e intestinal, fluidoterapia e exames de sangue. Cada caso exige um cuidado diferente. O importante é manter os pets sempre longe dos doces, principalmente o chocolate.

*Respondido pela Dra. Kelly Mello, médica veterinária especializada em Nutrição Clínica e Medicina Intensiva.

Uma resposta